sábado, 21 de agosto de 2010

Filmes deixam cair cenas de fumadores

Estudo revela tendência descendente

As cenas com fumadores estão cada vez menos presentes nos filmes. A conclusão é de um estudo realizador pelo Center for Tobacco Control Research and Education da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Este estudo teve em conta os filmes mais populares entre os anos de 1999 e 2009 e assinalou 2005 como o ano de maior uso de tabaco no cinema. A partir daí a tendência foi descendente e o ano passado registou o valor mais baixo nas duas últimas décadas
.
Em 2009, mais de metade dos 145 filmes de topo distribuídos não mostravam qualquer cena com alguém a fumar. E entre os filmes para as crianças e adolescentes a percentagem atigiu os 61 por cento. Mas nos filmes para maiores de 13 anos houve 54 por cento com tabaco em alguma(s) cena(s).

O relatório «mostra que Hollywood é perfeitamente capaz de fazer filmes sem tanto tabaco e as pessoas continuarão a ir ao cinema», afirmou Stan Glantz, o coordenador do estudo, que é um dos defensores de uma classificação de maiores de 18 anos para filmes que tenham cenas com fumadores.

A Motion Pictures Association of America já tem o tabaco como um factor para a classificação dos filmes e «Avatar», por exemplo, foi classificado como para maiores de 13 anos com a indicação «algumas cenas de fumadores».

Fonte: Cinema.iol.pt
http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=1185963&div_id=2903

Sem comentários:

Enviar um comentário